IBGP Cursos

IBGP - Curso de Introdução à Governança Corporativa Aplicada ao Setor Público

Introdução à Governança Corporativa Aplicada ao Setor Público: com base no Guia do TCU
Apresentação

A governança corporativa tem sido incluída na pauta da alta administração das organizações públicas ante a crescente demanda da sociedade pela ampliação e melhoria da qualidade dos serviços que são ofertados pela Administração Pública.
Neste contexto, destaca-se o documento publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no final de 2013, intitulado “Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública”.
Carga Horária (Horas):
16 horas
Nome do Instrutor:

RenatoBraga

Renato Braga

Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2003. Ocupa a função de diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog/TCU), tendo sido anteriormente diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU. É graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007) e em Educação de Adultos pela Intosai Development Initiative (2010-2011). Possui as certificações CISA® (Certified Information Systems Auditor), CIA® (Certified Internal Auditor), CGAP® (Certified Goverment Auditor Professional), CCSA® (Certified in Control Self Assessment), CRMA® (Certification in Risk Management Assurance) e CCI (Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC). É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006. Larga experiência em treinamentos na área de controle e auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de controle e auditoria de TI. Artigos publicados (revista do TCU e Zênite, entre outras).

Curso:
→ Contratação de Serviços com base na IN 5/2017

→ Introdução à Governança Corporativa Aplicada ao Setor Público: Com base no Guia do TCU

→ Governança de TI para Auditores e Gestores

Público Alvo

Todos os agentes que participam de ações para implantação de governança corporativa nas organizações públicas, como integrantes de comitês e da auditoria interna, representantes das áreas de negócio, orçamentária, financeira, planejamento, recursos humanos e tecnologia da informação, bem como a alta administração da organização e seus assessores.

Mais Informações

Segundo o documento, “Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.
Com base no “Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública” elaborado pelo TCU, o participante estará em condições de compreender a estrutura do modelo de governança pública proposto até o ponto em que possa identificar algumas práticas para implantar mecanismos de governança.

Conteúdo Programático

1. Conceitos fundamentais

1.1. Relação principal-agente no setor público
1.2. Estruturas de governança no setor público
1.3. Funções da governança e da gestão

2. Princípios, diretrizes e níveis de análise

3. Componentes e práticas de governança

4. Identificando práticas de governança no setor público

5. Trabalhos de autoavaliação de governança realizados pelo TCU

Informações

Benefícios para os alunos

O conteúdo desse treinamento permite que o participante inicie atividades de conscientização sobre o tema na sua organização.
Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF