IBGP Cursos

IBGP - Curso Implementando a Governança Corporativa Pública nos Conselhos de Fiscalização

Implementando a Governança Corporativa Pública nos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais
Apresentação

Graças à atuação do Tribunal de Contas da União, o tema da Governança se tornou recorrente no setor público. Nesse sentido, diversas organizações começaram a caminhar nessa direção, tanto para atender ao TCU como por entender que uma boa governança é fundamental para o desempenho da organização, de forma a manter a relevância no setor público nacional.
No entanto, nem sempre é fácil aplicar os conceitos aprendidos. O tema é novo, e diversas organizações ainda não se sentem à vontade ou não sabem exatamente como começar.
Carga Horária (Horas):
16 horas
Nome do Instrutor:

Jetro Coutinho

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário e pós-graduando em Direito Administrativo. Foi professor de Economia e de Contabilidade Pública para concursos públicos. É especialista em gestão de riscos e controles internos e Auditor do TCU, órgão no qual seus trabalhos têm sido premiados no prêmio Reconhe-Ser, que identifica os destaques no órgão. É membro do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos em Processos de Fiscalização do Tribunal. Representou o Brasil nas missões oficiais do TCU para a Turquia (Força Tarefa em Auditoria de Ética), Bulgária e Croácia (Study Visit em parceria com o Banco Mundial para conhecer o Sistema de Controle Interno desses países) e França (54ª Sessão do Comitê de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). É palestrante, empreendedor digital e Master Coach Executivo.

Curso:
→ A Auditoria Baseada em Risco agregando valor ao Setor Público

→ A Auditoria de Conformidade auxiliando no aprimoramento da Governança Pública

→ A Formação de Auditores e sua importância para a Governança Pública

→ A Gestão de Riscos como um Processo Contínuo para a Geração de Valor

→ Gestão de Riscos à luz na INC MP/CGU 01/2016

→ Gestão de Riscos aplicada à Área da Saúde - Aprimorando a Governança em Estados e Municípios

→ Governança Corporativa nas Empresas Estatais à luz da Lei 13.303/2016

→ Implementando a Governança Corporativa Pública nos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais

Público Alvo

Gestores e técnicos de Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais.

Mais Informações

Com base nas boas práticas de governança pública, este curso foi criado para dar as condições técnicas para que a boa governança seja, de fato, implementada nas organizações.
No que toca aos Conselhos de Fiscalização, sua natureza jurídica de autarquias especiais demanda que aspectos de Estratégia e Accountability sejam trabalhados de modo específico e contribuam efetivamente para os resultados da organização e para a sociedade.
Apresentamos, então, uma abordagem na qual teoria e prática se complementam de forma dinâmica para que os participantes possam aplicar imediatamente os conceitos e terminarem o curso com propostas sólidas para o fortalecimento da governança interna. Dessa forma, são realizadas diversas discussões e dinâmicas de grupo para discutir e aplicar os temas propostos.
Ao final do curso, os participantes sairão com uma lista de ações a serem implementadas para melhorar a governança de sua organização.

Conteúdo Programático

1. Revisitando a Governança Corporativa no Setor Público

a. Por que isso importa?
b. Funções da Governança Corporativa e da Gestão
c. Característica de uma boa governança
d. Capacidade de intervenção da Governança na gestão.

2. Governança na área de Planejamento e Gestão: Estratégia como elemento de governança

3. Governança e Gestão

4. Avaliando a governança: O papel da Auditoria Interna nos Conselhos de Fiscalização

5. Conclusão e fechamento

Informações

Benefícios para os alunos

Implementar os conceitos relacionados à Governança Pública na organização, de forma a incrementar a governança corporativa pública, aumentando, assim, a percepção de valor e de entrega dos Conselhos à sociedade. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF