IBGP Cursos

IBGP - Curso de Governança Corporativa Pública - Uma Abordagem Prática de seus Mecanismos

Governança Corporativa Pública Uma Abordagem Prática de seus Mecanismos
Apresentação

A atual crise econômica e política pela qual passa o Brasil evidencia a necessidade de profunda mudança na forma de implementar o Estado brasileiro e organizar suas instituições. Uma das mudanças mais necessárias é a implementação de práticas de boa governança que favoreçam um Estado ágil e desburocratizado, mas que, ao mesmo tempo, diminuam as oportunidades para a corrupção.
Leituras prévias ao curso ajudarão o participante a nivelar o seu conhecimento básico sobre governança pública, permitindo focalizar o tempo do curso em atividades práticas.

Carga Horária (Horas):
16 horas
Nome dos Instrutores:

ClaudioCruz

Cláudio Cruz

É auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo atuado como Chefe de Segurança da Informação (1996/1997), Diretor de Produção (1998) e Secretário de Tecnologia da Informação (2001/2006). Atua hoje na assessoria da Coordenação de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado (Coestado), do TCU e é Vice-Presidente da ISACA em Brasília. É professor do curso de pós-graduação em Governança de TI da Universidade de Brasília (UnB), tendo atuado também pela FGV, UniDF e Fundação Universa/UCB. É graduado em Agronomia (1989, UnB), especializado Análise de Sistemas (ENAP, 1990), Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB, 2001) e Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inteligência Empresarial (PUC/PR, 2003). É Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB, 2008), com ênfase em Contratações de Serviços de TI no setor público. É certificado CGEIT (Certified in the Governance of Enterprise IT, ISACA, 2009) e em Melhoria do Processo de Aquisição de Software (SOFTEX, 2007). É co-autor do livro "Processo de contratação de serviços de tecnologia da informação para organizações públicas" (2011), publicado e disponível pelo MCT. Atualmente concentra-se no tema Governança Corporativa no setor público.

Curso:
Aplicando a IN 04/2014 com ênfase na prática
Governança Corporativa Pública Uma Abordagem Prática de seus Mecanismos
Planejamento e Gestão de contratação de solução de TIC à luz da Resolução CNJ Nº182
Planejamento e Gestão de Contratações de Bens e Serviços de TIC

Público Alvo

o conteúdo desse treinamento permite que o participante inicie atividades de conscientização e implantação da Governança em sua organização / entidade.Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Mais Informações

Desse modo, por meio de estudos de caso, os participantes poderão encontrar e sedimentar respostas para suas dificuldades na implementação ou melhoria da governança pública em suas organizações, o que poderá aumentar a eficácia na produção dos resultados demandados pela sociedade, aumentar a eficiência no uso dos escassos recursos públicos e reduzir os riscos de colisão contra a legislação em vigor. Com uma abordagem extremamente prática, o curso apresenta a sequência das atividades de implantação do sistema de Governança Corporativa Pública, por meio de seus mecanismos – Liderança, Estratégia e Accountability, auxiliando o participante a analisar e a determinar as alternativas que se adequam às necessidades do órgão onde trabalha.

Conteúdo Programático

1. Revisão de conceitos e histórico

1.1. O problema de agência.
1.2. A abordagem institucionalista.
1.3. Governança Pública no mundo.
1.4. Governança Pública no Brasil
1.4.1. TCU e os levantamentos de Governança.

2. O Modelo Referencial do TCU

3.Estudos de Caso – Práticas de implementação de Mecanismos Liderança, Estratégia e Accountability

4. Conclusões– Estamos preparados para implementar governança pública no órgão?

Informações

Benefícios para os alunos

O conteúdo desse treinamento permite que o participante inicie atividades de conscientização e implantação da Governança em sua organização / entidade.Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF