IBGP Cursos

IBGP - Curso de Governança Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização

Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU
Apresentação

Na visão do TCU, a atuação dos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais se revela de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de nosso país na medida em que assegura o adequado acompanhamento do exercício de atribuições previstas em lei, privativas de determinadas categorias.
Os Conselhos, com natureza jurídica de autarquias especiais, possuem características organizacionais específicas quanto a sua liderança, estratégia e controle que demandam tratamento diferenciado por parte de seus gestores.
Carga Horária (Horas):
16 horas
Nome dos Instrutores:

Daniel Jezini

Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ (1999), com MBA. Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Ocupou a função de Secretário na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU até 2015. Foi supervisor o Levantamento de Governança de TI de 2012 e de 2014. Atualmente, compõe a equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa do TCU. É co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU e instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU desde 2008, onde ministra cursos nas áreas de contratos, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA, CGEIT e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Conferencista em congressos diversos na área de controle, auditoria e governança.

Curso:

→ Desenvolvendo a Governança Pública com foco em resultado

→ Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação

→ Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

O Código da Influência Como mover Pessoas e levar Ideias adiante

WesleyVaz

Wesley Vaz

Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde é Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo no TCU. Atua como diretor de educação do Capítulo ISACA Brasília e é instrutor certificado COBIT 5 pela ISACA e possui as certificações CISA, CGEIT e COBIT 5 Assessor. É mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP e MBA em gestão empresarial pela FGV-RJ. Conferencista em congressos nacionais na área de controle, auditoria, governança corporativa e de TI e em eventos organizados pelo TCU e autor do livro “A descomplicada contratação de TI na Administração Pública”.

Curso:

Desenvolvendo a Governança Pública com foco em resultado

Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação

Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

Edson Mello

Edson Mello

Graduado em Administração de Empresas com Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (UCB). Atua como professor e coordenador adjunto dos cursos de Administração de Empresas e Gestão Pública no UNICEUB. Possui 22 anos de experiência no setor público sendo Membro do Comitê Gestor do Gespública (PORTARIA Nº 493 – MPOG) e autor de Proposta de Modelo de Governança para Centro de Serviços Compartilhados na Administração Pública. Nos últimos 13 anos ocupou diversas funções executivas em Conselhos de Fiscalização tendo no período de 2012/2015 coordenado a equipe técnica de gestores que implantou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Conselho Federal) e os Conselhos nos 27 Estados.

Curso:
→ Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

Público Alvo

Gestores e técnicos dos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais.

Mais Informações

Com base no Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública e as Orientações para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais elaborado pelo TCU, o participante estará em condições de compreender a estrutura do modelo de governança pública proposto de forma a identificar práticas para possibilitar a implantação de mecanismos de governança num conselho de fiscalização.

Conteúdo Programático

1. Governança Corporativa no Setor Público

a. Por que isso importa?
b. Funções da Governança Corporativa e da Gestão
c. Perspectivas de Observação
d. Relação principal-agente no setor público

2. Referencial Básico de Governança, elaborado pelo TCU

3. O coração da Governança: Valor

4. Governança Pública nos Conselhos de Fiscalização

5. Governança para Geração de Valor nos Conselhos de Fiscalização

6. Conclusão e fechamento

Informações

Benefícios para os alunos

O conteúdo desse treinamento permite que o participante inicie atividades sobre o tema na sua organização.

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF