IBGP Cursos

IBGP - Curso de Governança Corporativa Pública - Uma Abordagem Prática de seus Mecanismos

Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação
Apresentação

A razão de existir dos mecanismos de governança é possibilitar à organização que sua operação resulte em entrega de resultados, com custos otimizados e riscos aceitáveis. Ou seja, com foco em valor. No entanto, chegar lá não é tarefa simples e demanda participação e comprometimento de todos, em especial da direção executiva e do corpo gerencial.
Esse treinamento apresenta, de forma clara e objetiva, os principais elementos da governança corporativa, aplicada à área de educação, auxiliando a responder questões que perpassam o dia-a-dia dos dirigentes, quais sejam:
- O que seria aplicável a cada organização?
- Quais seriam os ganhos e os custos?
- Por onde começar?
Carga Horária (Horas):
14 horas
Nome dos Instrutores:

Daniel Jezini

Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ (1999), com MBA. Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Ocupou a função de Secretário na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU até 2015. Foi supervisor o Levantamento de Governança de TI de 2012 e de 2014. Atualmente, compõe a equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa do TCU. É co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU e instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU desde 2008, onde ministra cursos nas áreas de contratos, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA, CGEIT e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Conferencista em congressos diversos na área de controle, auditoria e governança.

Curso:

→ Desenvolvendo a Governança Pública com foco em resultado

→ Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação

→ Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

O Código da Influência Como mover Pessoas e levar Ideias adiante

WesleyVaz

Wesley Vaz

Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde é Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo no TCU. Atua como diretor de educação do Capítulo ISACA Brasília e é instrutor certificado COBIT 5 pela ISACA e possui as certificações CISA, CGEIT e COBIT 5 Assessor. É mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP e MBA em gestão empresarial pela FGV-RJ. Conferencista em congressos nacionais na área de controle, auditoria, governança corporativa e de TI e em eventos organizados pelo TCU e autor do livro “A descomplicada contratação de TI na Administração Pública”.

Curso:

Desenvolvendo a Governança Pública com foco em resultado

Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação

Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

Público Alvo

Alta Administração de Entidades Públicas de Ensino, Gestores de Negócio Educacionais, Gestores de Riscos Corporativos e Membros de Controle Interno da Área da Educação. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Conteúdo Programático

1. Governança Corporativa no Setor Público

a. Por que isso importa?
b. Funções da Governança Corporativa e da Gestão
c. Estruturas de governança
d. Apresentação do Referencial Básico de Governança, elaborado pelo TCU

2. O coração da governança em educação: Valor

3. Viabilizando resultados em minha instituição, como chegar a eles?

4. O que interessa, afinal?

5. Conclusão e fechamento

Informações

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF