IBGP Cursos

IBGP - Curso de sobre Indicadores de Desempenho para a Governança Pública

A importância dos indicadores de desempenho para a Governança e Gestão por Resultados
Apresentação

A institucionalização de um modelo de avaliação e monitoramento das organizações públicas por meio de indicadores de desempenho viabiliza a adequada prestação de contas ao cidadão e à sociedade, além de orientar a atuação institucional em busca de resultados. Os indicadores de desempenho propiciam maior racionalização no uso dos recursos e o direcionamento e ajuste das estratégias com vistas ao alcance das metas e consecução dos objetivos.
Carga Horária (Horas):
12 horas
Nome do Instrutor:

Weskley

Weskley Rodrigues dos Santos

Graduado em Administração com foco em gestão do comércio exterior, servidor efetivo da carreira do Ministério Público da União, atualmente é Secretário de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público, sendo responsável pelo projeto de reestruturação do escritório de projetos com a redefinição da metodologia em gerenciamento de projetos e implantação do modelo de operação. Além disso, ministra aulas de Economia e Finanças em cursos de Pós-Graduação em Gestão Bancária com foco na certificação CPA-20.

Curso:
A importância dos indicadores de desempenho para a Governança e Gestão por Resultados

Planejamento da Força de Trabalho

Plano Diretor de Gestão de Pessoas no Setor Público

Público Alvo

Atores envolvidos na condução da gestão estratégica da instituição. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Mais Informações

O objetivo desse curso é promover a capacitação de gestores da administração pública em técnicas de elaboração, implantação e monitoramento de indicadores de desempenho, na busca pelo aperfeiçoamento dos resultados das organizações e pelo aprimoramento dos processos de governança pública.

Conteúdo Programático

1- Definição do desempenho organizacional

a. Contextualizando a governança pública em busca de resultados e o monitoramento da estratégia utilizando indicadores de desempenho.
b. Indicadores: conceituação, características e classificação.
c. Elaboração de indicadores de eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução.
i. Exercício prático: definição de objetos de mensuração e atores envolvidos na mensuração.

2 - Mensuração do desempenho organizacional

3 - Aperfeiçoamento do desempenho organizacional

Informações

Local/Data de Realização

08 e 09/novembro - Brasília (DF)

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF