IBGP Cursos

IBGP - Governança Pública para Tribunais – Aplicação de Melhores Práticas na Avaliação de Controles

Governança Pública para Tribunais – Aplicação de Melhores Práticas na Avaliação de Controles
Apresentação

A razão de existir dos mecanismos de governança é possibilitar à organização que sua operação entregue os resultados que a sociedade espera, com custos otimizados e riscos aceitáveis. Ou seja, com foco em valor. De todo modo, chegar lá não é tão simples e demanda participação e comprometimento de todos. Nesse contexto, as estruturas de controle nas organizações exercem papel essencial ao contribuir para a mitigação de riscos em processos de negócio, bem como dos processos que viabilizam os resultados.
Carga Horária (Horas):
16 horas
Nome dos Instrutores:

Daniel Jezini

Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ (1999), com MBA. Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Ocupou a função de Secretário na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU até 2015. Foi supervisor o Levantamento de Governança de TI de 2012 e de 2014. Atualmente, compõe a equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa do TCU. É co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU e instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU desde 2008, onde ministra cursos nas áreas de contratos, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA, CGEIT e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Conferencista em congressos diversos na área de controle, auditoria e governança.

Curso:

→ Desenvolvendo a Governança Pública com foco em resultado

→ Governança Corporativa Pública Aplicada à Área da Educação

→ Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais com base nas orientações do TCU

O Código da Influência Como mover Pessoas e levar Ideias adiante

Jetro Coutinho

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário e pós-graduando em Direito Administrativo. Foi professor de Economia e de Contabilidade Pública para concursos públicos. É especialista em gestão de riscos e controles internos e Auditor do TCU, órgão no qual seus trabalhos têm sido premiados no prêmio Reconhe-Ser, que identifica os destaques no órgão. É membro do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos em Processos de Fiscalização do Tribunal. Representou o Brasil nas missões oficiais do TCU para a Turquia (Força Tarefa em Auditoria de Ética), Bulgária e Croácia (Study Visit em parceria com o Banco Mundial para conhecer o Sistema de Controle Interno desses países) e França (54ª Sessão do Comitê de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). É palestrante, empreendedor digital e Master Coach Executivo.

Curso:
→ A Auditoria Baseada em Risco agregando valor ao Setor Público

→ A Auditoria de Conformidade auxiliando no aprimoramento da Governança Pública

→ A Formação de Auditores e sua importância para a Governança Pública

→ A Gestão de Riscos como um Processo Contínuo para a Geração de Valor

→ Gestão de Riscos à luz na INC MP/CGU 01/2016

→ Gestão de Riscos aplicada à Área da Saúde - Aprimorando a Governança em Estados e Municípios

→ Governança Corporativa nas Empresas Estatais à luz da Lei 13.303/2016

→ Implementando a Governança Corporativa Pública nos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais

Público Alvo

Alta Administração de Entidades Públicas, Membros do Comitê Estratégico de TI, Gestores de TI, Gestores de Negócio, Gestores de Riscos Corporativos e Membros do Controle e da Auditoria Interna. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Mais Informações

Esta ação de capacitação busca apresentar os conceitos essenciais e os papéis dos atores da governança pública na organização, com foco na função de controles internos e auditoria interna, discutindo as oportunidades e riscos envolvidos. O curso, também, objetiva capacitar servidores a avaliar políticas e práticas que possibilitem o aperfeiçoamento da Governança Pública, a partir dos referencias teóricos do Tribunal de Contas da União (TCU), entendimento Jurisprudencial e da apresentação e discussão da estrutura e práticas em órgãos do Setor Público.

Conteúdo Programático

1. Avaliação da Governança Pública

a. Perfil de Governança da Administração Pública Federal.
b. Índices de Governança.

2. O papel da auditoria interna.

3. Governança no Poder Judiciário.

4. Avaliando Governança e Gestão.

5. Conclusão e fechamento.

Informações

Local/Data de Realização

28 e 29/novembro – Brasília (DF)

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF