IBGP Cursos

IBGP - Curso de Governança em Gestão de Pessoas e a Política de Gestão de Pessoas do Judiciário (Resolução nº 240/CNJ)

Governança em Gestão de Pessoas e a Política de Gestão de Pessoas do Judiciário (Resolução nº 240/CNJ)
Apresentação

As mudanças do mundo contemporâneo, aliadas ao modelo gerencial aplicado na administração pública, contribuíram para profundas alterações na forma de atuação das instituições governamentais e também na relação entre o serviço público e a sociedade.
A ampliação de ações de controle e efetividade atingiu também a área de gestão de pessoas das organizações públicas. A governança em gestão de pessoas é recente e começou a ser implantada em 2013 pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A governança é o conjunto de diretrizes, estruturas, processos e mecanismos de controle que visa assegurar que as decisões e ações relativas a gestão de pessoas estejam alinhadas às necessidades da organização.
Carga Horária (Horas):
16 horas

Nome da Instrutora:
Aline Ribeiro de Mendonça

Público Alvo

Gestores e servidores públicos do Poder Judiciário responsáveis pelo planejamento, gestão e execução em gestão de pessoas.

Mais Informações

O TCU mapeou uma série de deficiências nos sistemas de governança e gestão de pessoas da maioria das organizações públicas do país, incluindo as do judiciário, o que compromete a capacidade de gerar resultados e benefícios para a sociedade. Criou o índice iGovPessoas que mede o esforço das organizações em melhorar a governança em gestão de pessoas.
Tornou-se fundamental que a área de gestão de pessoas dos órgãos estabeleça objetivos, metas e indicadores alinhados às estratégias de negócio e atue de forma estratégica, o que contribuirá para elevar os padrões de excelência do setor público nessa área. Nesta mesma linha, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a política nacional de gestão de pessoas do judiciário.
Este curso auxiliará os órgãos do Poder Judiciário na implantação da governança em Gestão de Pessoas, com base no conjunto de boas práticas e no estabelecido pelos normativos do TCU e do CNJ, contribuindo efetivamente para que a área atue estrategicamente para o alcance dos objetivos organizacionais.

Conteúdo Programático

1 - Conceitos de Governança e Governança em Gestão de Pessoas

  • O que é governança
  • Contexto histórico e evolução do conceito
  • A governança em gestão de pessoas
  • Normativos relacionados

2 - O Acórdão 3023 do Tribunal de Contas da União

3 - O Poder Judiciário e a Governança em Gestão de Pessoas

4 - A Política de Gestão de Pessoas estabelecida pela Resolução nº 240 do CNJ

Informações

Benefícios para os alunos

Ao final do curso os participantes serão capazes de atuar de forma estratégica, de aplicar e de implantar em suas atividades os princípios elencados pelo Tribunal de Contas da União no iGovPessoas e pelo Conselho Nacional de Justiça na Resolução nº 240, contribuindo para elevar os padrões de excelência da área de Gestão de Pessoas de seus órgãos. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF