IBGP - Curso de Auditoria de Tecnologia da Informação

Gestão de Riscos à luz na INC MP/CGU 01/2016
Apresentação

Uma das características do setor público brasileiro é a alta exposição aos riscos. Riscos econômicos, políticos, midiáticos, administrativos e operacionais estão sempre presentes na atividade cotidiana da administração.
Os esforços do TCU para uma gestão de riscos efetiva têm encontrado eco na administração pública federal. Um bom exemplo é a edição pelo Ministério do Planejamento, em conjunto com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União da Instrução Normativa Conjunta 01/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.
Carga Horária (Horas):
16 horas

Nome do Instrutor:
Jetro Coutinho Missias

Público Alvo

Gestores e técnicos de organizações públicas nos níveis estratégico e tático, Gestores e técnicos das áreas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas, projetos e processos, Gestores e equipes das áreas de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance, Gestores e equipes de Escritórios de Processos e de Projetos.

Mais informações

Por certo que a edição da INC, por si só, não é suficiente para elevar a maturidade na gestão de riscos da administração pública. No entanto, a INC lança as bases para uma gestão de riscos que contribua para o atingimento dos objetivos da organização. Implementar o disposto na INC, portanto, é o grande desafio.
Assim, o objetivo do curso é esclarecer os conceitos tratados na INC, com foco em resultados, ou seja, na melhoria do desempenho dos participantes, apresentando alternativas para a implementação, manutenção, monitoramento e revisão dos controles internos da gestão, tendo por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos.

Conteúdo Programático

1. Objetivos, Riscos e Controles Internos em uma Organização

1.1 - Objetivos Coerentes e Alcançáveis
1.2 - Teoria dos Riscos Aplicada
1.3 - Controles Internos para que?

2. O papel da Auditoria Interna e da Auditoria Externa

3. Diferentes papéis, mesmo objetivo

4. Constituição e Gestão

5. O propósito da INC 01/2016

6. A gestão de riscos positivada

7. Colocando a mão na massa: Criando uma gestão de riscos efetiva

Informações

Benefícios para Participantes

Conhecer e identificar os conceitos presentes na INC 01/2016 referentes a gestão de riscos, controles internos e governança, bem como receber orientações e diretrizes para a implementação de uma gestão de riscos efetiva. Ao término do curso o participante receberá certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Local/Data de Realização

Valor do Investimento por Participante

Baixe em PDF